iGuyana
Open Panel
ALE-RR

O SEA WALL

As pessoas sempre me perguntam: É verdade que a grande parte da área costa da Guyana está abaixo do nível do mar? É verdade que alaga? É verdade que tem uma parede pro mar não invadir?
É. É. É.
O SEA WALL, que nada mais é que "parede do mar" em inglês, foi construído porque a capital, que fica na costa do oceano atlantico e às margens do Rio Demerara, está abaixo do nível do mar.
Como prevenção de alagamento, foi construido um sistema previnir a água do mar de entrar na cidade: a parede, e também de escape pra água da chuva escoar: os sluices, ou portões.
Os portões abrem quando a maré está baixa e a cidade está alagada com água da chuva, e fecha quando a maré sobe. Em fevereiro de 2005 ocorreu o último grande alagamento na Guyana, tudo porque tivemos a má sorte de ter chuva e temporal na fase em que a maré estava alta.
Devido à geografia do país e a disponibilidade de água em certos pontos, canais foram construídos com a finalidade de transportar água de um rio para outro na época da seca, transportar água pra irrigaçao nos plantios, transporte colheitas de uma região a outra a baixo custo e ao fim dos canais à beira do mar, esses portões  se encontram com a parede controlando o movimento da água de acordo com a maré.
O SEA WALL, foi eleito pela população como um bom lugar pra namorar, ver o pôr-do-sol, encontrar os amigos, tomar umas, lanchar, caminhar, praticar yoga... Na brisa mais gostosa da Guyana. 
Durante os fins-de-semana, caminhões de lanche e sorvete, vendedores de brinquedos de criança, pula-pulas e trampolins acampam no local praqueles que querem entertenimento a baixo custo ao ar livre.

Acima algumas fotos do seawall tiradas da internet e cedidas pelo fotógrafo John Greene.