Reportagens Especiais
Open Panel
ALE-RR

Monte Roraima, lugar místico pouco explorado pelos os roraimenses

Fotos: Divulgação/Roraima Adventures

Um lugar místico, para alguns chega a ser mágico. O Monte Roraima, localizado na tríplice fronteiro Brasil, Guiana e Venezuela, atrai a atenção de pessoas do mundo inteiro, mas os roraimenses ainda não abriram os olhos para a sua magia.

Com 2.810 metros de altitude no seu ponto mais alto, o Monte Roraima fica apenas 5% no lado brasileiro, 10% estão em território guianense e 85% pertencem à Venezuela, de onde se é possível acessar mais facilmente através de uma boa caminhada.

Apesar de estar “logo ali”, poucos são os roraimenses que buscam visitar o imponente Roraima. Conforme explicou, Karla Sevelho, consultora de vendas da agencia Roraima Adventures, o perfil do turista roraimense não se encaixa nesse tipo de aventura.

“A nossa maior procura é de pessoas de outros estados. A procura em Roraima ainda é muito pequena, isso se deve ao perfil do viajante roraimense. Ele prefere praias, ir para o Caribe. Hoje, a nossa maior demanda para o Monte Roraima vem do Sul e Sudeste. Eles (turistas) ficam encantados com montanhas e preferem essa experiência nova”, declarou.

Todos os meses há saídas rumo ao Monte partindo de Boa Vista. Há diversos tipos de pacotes. Dos básicos, por via terrestre, aos mais abastados, incluindo sobrevoo e pouso no Monte com pernoite.

Para uma viagem de 9 dias, com direito a três noites no topo do Monte, o turista vai desembolsar R$ 1.860,00. “Possuímos diversos pacotes saído de Boa Vista. No básico, que possui mais pedidos, levamos grupos de pelo menos cinco pessoas por esse valor. Grupos menores trabalhamos preços diferenciados, exceção dos feriados de Carnaval, Réveillon e Páscoa ”, disse Karla Sevelho.

No próximo dia 21 de junho, um grupo de 15 pessoas vai encarar o desafio. Todos são turistas de outros estados do Brasil. Eles serão acompanhados por três guias, sendo dois venezuelanos e um brasileiro.

O grupo sairá de Boa Vista à tarde e pernoitará em Santa Helena. Na manhã do dia seguinte, a viagem prossegue até a comunidade indígena Paraitepuy.  Confira abaixo a programação de uma aventura ao Monte Roraima.

A subida ao Monte Roraima garante visão espetacular sobre as nuvens

ROTEIRO SIMPLIFICADO

1º dia: Cidade de origem / Boa Vista

2º dia: Briefing às 09h00min. Saída às 14h00min com destino a Santa Elena de Uairén (Venezuela). Noite livre. Jantar e pernoite.

3º dia: Viagem para Paraitepuy e início do trekking para pernoite às margens do rio Kukenan. Jantar e pernoite.

4º dia: Trekking do rio Tek até a base do Mt Roraima.

5º dia: Caminhada de subida da base para o topo do Mt Roraima - primeira noite no topo.

6º dia: Caminhada no topo, visitando o Vale dos Cristais / Ponto Triplo / El Foso - segunda noite no topo.

7º dia: Dia livre, sem deslocamentos

8º dia: Inicio da volta, iniciando a descida para a base, onde almoçam, e depois seguir até o acampamento rio Tek. Pernoite.

9º dia: Último dia. Trekking do rio Tek até Paraitepuy, depois S. Elena e B. Vista. Fim da expedição.

Com informações da Roraima Adventures